Nosso Blog

Segurança de dados: É preciso manter em dia para afastar os riscos

O tema da segurança de dados nunca sai de pauta aqui no blog da Wan Tecnologia. Até porque a questão precisa ser constantemente atualizada, dado o fato de que novas ameaças surgem a todo momento. Não adianta dedicar atenção a isso uma vez só e deixar para lá; é preciso monitorar e tomar iniciativas constantemente, porque os dados estão entre os recursos mais valiosos de qualquer empresa.Segurança de Dados

Neste artigo, trazemos a você o que há de mais recente e eficaz em termos de segurança de dados. São inovações com as quais trabalhamos e que antecipam-se às mais complexas ameaças, contribuindo para a proteção das suas informações, combatendo a improdutividade, eliminando desperdícios e garantindo que você obtenha resultados melhores no seu negócio.

NGFW (Next Generation Firewall) ou Firewall de Última Geração

Recapitulando o conceito de Firewall: trata-se de um sistema desenvolvido para proteger os computadores em uma rede privada de invasões provenientes de uma rede pública, filtrando todos os pacotes que circulam na rede.

Seu uso é de extrema importância devido ao volume atual identificado de tentativas de invasões de redes ou sistemas de empresas. E o NGFW oferece o que há de mais atualizado em termos de segurança de dados. Veja quais são os benefícios dos Firewalls de última geração:

  • trazem proteção em multicamadas
  • possuem proteção contra ameaças avançadas
  • identificam todo acesso à internet e oferecem granularidade das políticas de segurança
  • protegem servidores de rede contra tentativas de exploração de vulnerabilidade
  • são capazes de estabelecer túneis seguros entre sites e estações de trabalho
  • possuem funcionalidade de controle e limitação do uso da banda de dados.

IPS (Intrusion Prevention System), ou Sistema de Prevenção de Intrusões

Um Sistema de Prevenção de Invasões (IPS) tem a função de monitorar o tráfego de rede, identificar atividades maliciosas, gerar informações de log sobre estas atividades e tentar bloquear ou interrompê-las.

Uma boa solução de IPS deve conter milhões de assinaturas, sendo que essas devem ser continuamente atualizadas. Estas assinaturas podem ser organizadas em mais de 30 categorias diferentes, incluindo Sistema Operacional (Windows, Linux, Solaris, etc), protocolos (TCP, UDP, TFTP, RPC, POP, IMAP, etc), Servidores (IIS, Apache, MSSQL, MySQL, Oracle, Samba, DNS, etc), entre outras, bloqueando os ataques antes de invadirem seus sistemas operacionais ou serviços.

A solução de IPS com que trabalhamos atende a esses pré-requisitos, trazendo os seguintes benefícios:

  • possui base de conhecimento com mais de 20 mil assinaturas divididas em categorias
  • oferece visibilidade total do tráfego de rede e suas ameaças
  • protege contra ameaças internas e externas
  • bloqueia instantaneamente ataques identificados
  • traz notificações baseadas no impacto e no risco das ameaças.

ATP (Advanced Threat Protection), ou Proteção Avançada Contra Ameaças

Ataques contra empresas ficam mais sofisticados a cada novo dia. E a quantidade de eventos em que cibercriminosos quebram a defesa dessas instituições só faz crescer.

Para combater esse processo, trabalhamos com um ATP (Advanced Threat Protection), recurso que incorpora várias tecnologias sofisticadas de segurança e possui inteligência para fornecer detecção e proteção contra ataques desconhecidos e direcionados. A solução inclui a detecção de malware avançados ( trojan, vírus, worm , etc ), APT (ameaças persistentes avançadas ) e ataques de callback.

Veja como ela atua contra as ameaças à segurança de dados:

  • oferece controle total e granular das aplicações web
  • garante bloqueio de callbacks e de outras atividades maliciosas
  • garante bloqueio de tráfego baseado na reputação do destino da conexão
  • oferece controle por geolocalização
  • garante bloqueio de navegação com proxies anônimos.

SWG (Secure Web Gateway), ou Gateway de Proteção Segura

É a chamada “Filtragem de Conteúdo”, controle de segurança de dados indispensável para qualquer empresa. Por meio da filtragem de conteúdo, administradores de rede podem bloquear o acesso a sites maliciosos e ilegais. Com isso, gerenciam o uso mais produtivo da internet na empresa e controlam vários tipos de downloads.

O módulo de filtragem de conteúdo com que trabalhamos utiliza um banco de dados de mais de 40 milhões de URLs categorizadas em mais de 80 tipos de categorias.  A solução é suportada por uma base de dados com milhares de assinaturas de muitos navegadores web. Com isso, é possível assegurar a conformidade e detectar a utilização de aplicações possivelmente não relacionadas com seu negócio.

Veja como a solução atua contra as ameaças à segurança de dados:

  • oferece visibilidade em tempo real do tráfego para acesso a sites, filtros, gerenciamento do tempo improdutivo, downloads etc
  • inibe a visualização de conteúdos indevidos, mesmo que pesquisados por ferramentas de busca
  • gerencia a Web 2.0, bloqueando acessos que causem improdutividade
  • traz banco de dados com 40 milhões de URLs divididas em categorias.

VPN (Virtual Private Network), ou Rede Virtual Privada:

Uma VPN (Virtual Private Network) é uma rede privada construída sobre uma estrutura de rede pública, a Internet. Uma VPN IPSec fornece conexão site a site e, normalmente, requer sistemas de redes especializados.

A solução foi criada para conectar redes privadas remotamente, usando a infraestrutura da Internet. O uso da Internet como uma infraestrutura de conexão entre redes privadas é uma solução ideal em termos de custos, mas não necessariamente em termos de segurança, pois a Internet é uma rede pública, em que os dados transmitidos podem ser interceptados por qualquer pessoa.

Por isso, a escolha de uma solução de VPN eficaz e abrangente é determinante para a segurança de dados. Veja aqui os benefícios do sistema que oferecemos:

  • oferece acesso com alto padrão de criptografia aos dados internos da rede, tornando seguro o fluxo de informações
  • oferece redundância no túnel estabelecido com chaveamento automático
  • suporta certificados digitais como segundo fator de autenticação (SMS + senha, por exemplo), ampliando a segurança.

É isso! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Lembre-se de que novas ameaças surgem a todo momento, e os seus mecanismos de segurança de dados devem estar sempre atualizados.

Deixe suas dúvidas, sugestões ou comentários abaixo


Baixe Agora o e-Book: 7 Passos Avançados para Segurança

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Recentes:

Menu

Redes