Nosso Blog

Backup fora da Empresa, como fazer do jeito certo !

Porque devo fazer backup fora da empresa. Quais as formas e como fazer do jeito certo !

Como fazer backup fora da empresa do jeito certo ? Esta é uma pergunta que venho respondendo aos meus clientes nos últimos 20 anos. No passado, como não havia muitos recursos tecnológicos disponíveis, precisávamos contar com o fator humano para que o processo funcionasse e na maioria das vezes a falha era inevitável por diversos fatores como esquecimento, ausência temporária, doença, dentre outras.

Nos últimos tempos, houve uma evolução tecnológica que permitiu outras formas de fazer o backup fora da empresa, tornando-o menos vulnerável a falhas humanas.

Vamos então, abordar neste post os motivos para fazer um backup fora da empresa e como fazer do jeito certo !!

O que é o Backup fora da Empresa ?

Fazer o Backup fora da Empresa é fazer um backup igualzinho ao que se faz dentro da empresa, porém o que está fora da empresa deverá ficar numa localização geográfica diferente, ou seja, num local distante do backup que se faz dentro da empresa.

NÃO recomenda-se que este backup seja feito:

  • no mesmo prédio (andares diferentes). O prédio pode pegar fogo ou sofrer qualquer outro dano material;
  • na mesma rua e até mesmo cidade. Podem ocorrer desastres que afetam uma região e até mesmo uma cidade.

Lembremo-nos do exemplo clássico das torres gêmeas do World Trade Center, Nova York. Havia uma empresa que estava sediada numa torre e fazia backup de tudo em um outro escritório na outra torre. Quando ocorreram os ataques de 11 de setembro, esta empresa fechou porque perdeu todas as informações para continuar operando.

Por que devo fazer um Backup fora da Empresa ?

Bem, dentro de qualquer empresa, temos um grande volume de informações, distribuídas em arquivos, sistemas, banco de dados dentre outros. As empresas dependem dessas informações para continuar a operar e por isso, temos várias formas de segurança para garantir a continuidade de acesso à essas informações, tanto quando a integridade delas.

No caso de uma falha ao acesso dessas informações, independentemente se originadas por falhas técnicas (infecção por qualquer Malware), humanas (falhas operacionais) ou até mesmo por eventos tais como alagamento, furto ou incêndio, temos que garantir a restauração dessas informações para que a empresa continue a operar, e para isso, muitas vezes recorremos ao Backup. Por isso, precisamos garantir que este backup possa restaurar qualquer informação de forma Eficiente, Rápida, Segura e Íntegra.

E se em alguma destas falhas, o backup feito dentro da empresa for comprometido? Qual a outra opção para restaurar as informações da empresa ? Usando o Backup fora da Empresa

Quais as formas de fazer o Backup fora da Empresa ?

Há algumas formas de fazer o Backup fora da Empresa

1) Podemos fazer o backup em HD externo, Pen-Drive ou em uma fita DAT e estipular um ou mais dias da semana para que um destes dispositivos saia fora da empresa através de um recurso humano (diretores ou responsáveis) e fique armazenado num local seguro. Quando necessário, deverá ser trazido de volta para a empresa para ser restaurado. Este procedimento funciona, porém está sujeito a falhas humanas como já mencionamos acima. Além disso, se estes dispositivos não ficarem armazenados em local adequando, podem até mesmo não funcionar.

2) No caso de empresas com filiais em localização geográfica diferente, o backup poderá ser feito em uma das filiais. Este procedimento funciona, porém é comum que as empresas tenham um único dispositivo para este tipo de backup, sem pensar em redundância

3) Backup na nuvem: backup diario de todos os dados na nuvem, num provedor. Feito para ter redundância, ser seguro, não depender de ação humana e ter redundância geográfica de acordo com as necessidades, além de ser 100% escalável e eliminar grandes volumes de investimentos.

Como fazer Backup fora da Empresa do jeito certo ?

A maneira mais correta de fazer backup fora da empresa é escolhendo o backup na nuvem. O backup na nuvem tem diferenciais que são perfeitos para manter o backup fora da empresa. Dentre eles:

  • sistema de criptografia dos dados, impedindo que qualquer um acesse as informações;
  • portal web que permite acesso ao backup a partir de qualquer lugar;
  • Compressão dos dados para diminuir espaço ocupado;
  • Pagar apenas pelo espaço que consome
  • Possui redundância geográfica
  • Pode ser programado para ser feito em qualquer horário

É totalmente customizável e automatizado, eliminando possíveis falhas humanas e técnicas.

Se você ainda tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário logo abaixo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Recentes:

Menu

Redes