Novidade promete facilitar a vida de funcionários que usam seus próprios smartphones para fins corporativos.
Usar seu próprio smartphone no seu ambiente de trabalho pode ser algo aterrorizante por conta de duas palavras: limpeza remota (remote wipe). Felizmente, os controles de administrados presentes nas novas versões do Outlook para iOS e Android devem dissipar os seus medos.
O novo preview do Outlook para Android e a versão completa do app para iOS incluem uma trava PIN (PIN lock), que ajuda a proteger seu telefone caso ele seja perdido ou roubado. E seu administrados de TI pode simplesmente apagar seus e-mails sem precisar resetar o próprio smartphone.
Por que isso importa
Seu departamento de TI é vigilante sobre proteger dados confidenciais da empresa – e um dos buracos mais óbvios é o seu celular e o e-mail da empresa armazenado nele.
Caso a sua empresa adote uma política mais rígida, poderá resetar seu aparelho Android para as configurações de fábrica – a conhecida “limpeza remota” – caso você informe que seu aparelho sumiu. (Como a Apple criptografa os iPhones por padrão, os administradores podem normalmente limpar seu e-mail sem problemas).
É por isso que muitos usuários Android usam um programa como o TouchDown HD ou o KNOX, da Samsung, para colocarem seus e-mails em uma partição. Caso a limpeza remota seja realidade, apenas essa partição será apagada, e não as suas fotos, contatos, arquivos baixados, e outros dados pessoais.
Novas ferramentas de administração
Felizmente, o novo app do Outlook para Android e iOS faz o mesmo. “Essa é uma limpeza seletiva, não uma limpeza do aparelho: e-mails corporativos, calendário, contatos e arquivos da empresa são removidos, mas as contas de e-mail e informações pessoais do usuário continuam intactas”, afirmou um representante da Microsoft por e-mail.
Com as novas versões do Outlook para Android e iOS, as senhas são reforçadas usando o Exchange ActiveSync. Na prática, isso significa usar um PIN ou uma senha para destravar seu celular. (Vale notar que a mesma política será adota de formas variadas em diferentes smartphones.) No Android, você também terá a opção de criptografar todo o seu smartphone, não apenas o e-mail.
O Outlook para iOS roda apenas no iOS 8 ou versão mais recente. Esses aparelhos são vendidos com criptografia embutida, nota a Microsoft, que o Outlook usa uma vez que a senha é habilitada para criptografar todos os dados que o Outlook armazena localmente no aparelho.
Assim, os aparelhos iOS serão criptografados independentemente da política do Office 365 ou do Exchange.
PC World / EUA