Nosso Blog

Backup 321

3-2-1 Backup – O que significa e como implantá-lo

O que significa o backup 3-2-1 e qual é a melhor maneira de alcançá-lo? Continue lendo para obter uma visão geral da regra de backup 3-2-1 e práticas recomendadas para implementar o backup 3-2-1 de maneira fácil e econômica.

3-2-1 Backup explicado

A regra de backup 3-2-1 especifica que as soluções de backup de dados devem atender a cada um dos seguintes requisitos.

Três cópias dos seus dados

Primeiro, você deve ter pelo menos três cópias distintas dos seus dados. 

Uma cópia são os dados da produção (ou seja, os dados originais que você usa para o mundo real)

As outras duas cópias são backups. 

Cada cópia dos dados – a cópia de produção e os dois backups- deve ser armazenada e configurada de forma a permanecer intacta, mesmo que as outras cópias falhem ou desapareçam. 

Por fim, cada uma desssas cópias devem conter a mesma versão de dados. Em outras palavras, você não cumpre esta regra se tiver uma cópia dos dados de um backup que você realizou ontem e duas outras cópias criadas na semana passada. Todas as cópias precisam precisam conter os mesmos dados do mesmo ponto no tempo. (criar  backups de dados a partir de vários pontos no tempo geralmente é uma boa idéia, mas não daz parte da regra de backup 3-2-1).   

 

Duas mídias de armazenamento para seus dados

Segundo, pelo menos duas cópias dos seus dados devem existir em dispositivos de armazenamento fisicamente independentes um do outro. Por exemplo, um pode estar em um disco rígido dentro de um servidor, e outro pode ser uma unidade flash que não esteja conectada ao servidor.

Armazenar cópias diferentes de dados em diferentes discos rígidos internos no mesmo servidor não é suficiente, porque a falha desse servidor tornaria todas as cópias inacessíveis. Pelo mesmo motivo, você não pode atender a esta parte da regra de backup 3-2-1 armazenando várias cópias de seus backups na mesma matriz RAID ou na mesma nuvem. A mídia de armazenamento deve ser independente uma da outra.

 

Uma cópia de dados deve existir fora do local

A terceira e última parte da regra de backup 3-2-1 é que pelo menos uma cópia dos seus dados exista em um local externo, o que significa que está fisicamente localizado em um local diferente das outras cópias.

Portanto, se duas cópias dos seus dados estiverem armazenadas em seu escritório (uma em um servidor de produção e a outra em um disco rígido externo, por exemplo), você deverá armazenar a cópia em um site diferente – como outro escritório ou em um data center baseado em nuvem.

Usando a nuvem para simplificar o backup 3-2-1

Existem maneiras de satisfazer cada parte da regra de backup 3-2-1 sem usar a nuvem. No entanto, dada a acessibilidade e flexibilidade do armazenamento em nuvem moderno, na maioria dos casos, faz sentido tirar proveito da nuvem para fazer backup 3-2-1.

Especificadamente, o armazenamento em nuvem oferece: 

Armazenamento de dados barato, que ajuda a manter três cópias separadas dos seus dados sem quebrar seu orçamento.

Um tipo distinto de meio de armazenamento. Quaisquer dados armazenados na nuvem são independentes dos dados armazenados em discos locais ou na rede local. Isso facilita a manutenção de pelo menos duas mídias de armazenamento independentes.

Fácil armazenamento externo. Se seus dados de produção estiverem em um data center local, a nuvem é uma maneira fácil de criar uma solução de armazenamento externo. Ou, se seus dados de produção residirem nativamente na nuvem, você pode facilmente usar a replicação geográfica para armazenar uma segunda cópia desses dados em outra região da nuvem, o que satisfaz os requisitos de armazenamento externo do backup 3-2-1.

De cada uma dessas maneiras, o armazenamento em nuvem ajuda a atender às diferentes partes da regra de backup 3-2-1.

 

Práticas recomendadas para backup 3-2-1 baseado em nuvem em 2019

Se você optar por usar o armazenamento em nuvem como parte da sua estratégia de backup 3-2-1, considere as dicas a seguir para aproveitar ao máximo.

Avalie diferentes opções de Nuvem. 

Atualmente, existem várias soluções de armazenamento em  nuvem. Opções bem estabelecidas incluem os serviços de armazenamento dos “Três Grandes” provedores de nuvem: Amazon S3, Azure Blob Storage e Google Cloud Storage. 

No entanto, também existem vários provedores de armazenamento em nuvem mais recentes, como o BlackBlaze B2 e o Wasabi Hot Storage, que oferecem preços e conjuntos de recursos atraentes. 

Avalie as diferentes opções de armazenamento em nuvem diponíveis para escolher a melhor solução como parte de sua estratégia de backup 3-2-1.  

 

Escolha uma solução de backup independente da nuvem

Em muitos casos, é importante poder usar mais de uma solução de armazenamento em nuvem ao mesmo tempo para cumprir a regra de backup 3-2-1. Você pode precisar de duas nuvens diferentes para fornecer duas mídias de armazenamento independentes.

Por esse motivo, evite software de backup que permite carregar dados em apenas uma nuvem específica. Em vez disso, escolha uma solução independente de nuvem. 

Lembre-se de que o software de backup independente da nuvem é valioso , mesmo que você use apenas uma nuvem atualmente. Suas necessidades podem mudar no futuro, e pode usar oque for e o número de nuvens que você escolher lhe dará a flexibilidade de continuar atendendo á regra de backup 3-2-1, independente da evolução de suas cargas de trabalho. 

 

3-2-1-1 backup

Para obter ainda mais confiabilidade da sua estratégia de backup baseada em nuvem, você pode levar o backup 3-2-1 um passo adiante, seguindo a regra de backup 3-2-1-1. No backup 3-2-1-1, além de ter uma cópia externa de seus dados conectada à Internet, você também mantém outra cópia externa que é desconectada da Internet quando está armazenada. Assim, você tem duas cópias externas dos seus dados, uma online e outra offline.

O motivo dessa estratégia é que a cópia offiline ajuda a proteger seus dados contra ransomware e outro tipos de ataques cibernéticos. O armazenamento de dados conectado a internet é suscetível a ataques, mas se você também tiver uma cópia offline, ela estará isolada das ameaças baseadas na Internet (Ainda existe tecnicamente um pequeno risco de ataques que não dependem da internet, mas como a grande maioria das ameaças cibernéticas atualmente dependem da conectividade de rede, uma cópia offline aumenta muito a segurança de dados).  

 

Backup híbrido: use uma tarefa de backup para criar todos os backups

Uma prática recomendada final é executar o que é chamado de backuo híbrido. O Backup híbrido significa que você fez backup dos dados no armazenamento local e na nuvem ao memso tempo, usando um aplicativo de software e um processo. 

O backup híbrido elimina a necessidade de criar cópias locais e baseadas na nuvem do seu backup separadamente. Dessa maneira, ele simplifica o processo de backup e reduz as chances de uma supervisão que pode deixar os dados desprotegidos. 

Ferramentas como o WANCLOUD Backup facilitam a execução do backup híbrido em uma variedade de mídias de armazenamento local e diferentes serviços de armazenamento em nuvem usando apenas uma ferramenta e processo. Além disso, o WANCLOUD Backup criptografa e compacta todos os dados antes de iniciar o processo de backup, melhorando a segurança e a velocidade. 

 

Conclusão

Independente do tamanho da sua organização ou da quantidade de dados que você faz backup, a regra de backup 3-2-1 é uma boa regra a seguir. Maximiza os seus backups de dados. 

E, embora siga uma regra de backup 3-2-1 , pode ser complicado e caro, se for necessário e usar várias feramentas, escolha uma ferramenta que possa fazer backup de dados para vários tipos de armazenamento (local e com base na nuvem) usando um único processo facilita a implementação de uma estratégia de backup em conformidade com a regra 3-2-1. 

Portanto, ao escolher um fornecedor de software de backup, verifique se ele funciona com todos os locais e serviços de armazenamento de dados que podem ser necessários para atender aos requisitos da regra 3-2-1. Para aproveitar ainda mais a sua estrégia de backup, selecione uma solução que ofereça suporte a camadas de armazenamento em nuvem de baixo custo , como amazon S3 Glacier, para que você possa manter os custos baixos e manter os dados altos 


Baixe agora o ebook “7 Passos para um Backup de sucesso”

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Recentes:

Menu

Redes