A implementação de rede é um conceito simples por natureza, mas complicado na prática. Os provedores de serviços mais bem gerenciados fazem o que podem para simplificar o processo tanto quanto possível e os padrões de documentação ajudam a manter o processo organizado. Aqui está uma explicação passo a passo de algumas dicas e truques para tornar a implementação de sua rede melhor do que nunca.
Documentação
Cada implementação de rede deve apresentar vários níveis de documentação. Seguir os procedimentos operacionais padrão para todo o processo garante que as coisas são feitas da mesma maneira todas as vezes, permite melhorias para o próximo projeto e fornece uma maneira de olhar para trás e para o que já foi feito. Comunicações adequadas e consistentes com o cliente colocam o atendimento ao cliente na vanguarda de toda a implementação.
Criar um Padrão de Procedimentos Operacionais para implementação
Procedimentos Operacionais para a implementação deve ser detalhado e cobrir todos os aspectos do processo de distribuição. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao redigir a documentação dos procedimentos operacionais padrão.
- Cubra cada aspecto. A falta de algumas etapas pode comprometer todo o projeto. Não deixe que uma decisão inicial mude as etapas mais tarde no processo!
- Use uma linguagem fácil de entender. Embora Procedimentos Operacionais seja geralmente usado por técnicos, os profissionais de garantia de qualidade também o lerão para se certificar de que todas as etapas foram realizadas corretamente. Eles também precisam ser capazes de lê-los.
- Não exagere. Os procedimentos operacionais devem ser fáceis de seguir. Certifique-se de que os pontos sejam feitos em uma ou duas frases, com exemplos listados quando apropriado.
Recomendamos a leitura complementar do nosso Guia para etapas de solução de solução de problemas de rede:
Clique aqui para baixar o whitepaper
Use um Sistema de Documentação em todo o processo
A maioria dos provedores de serviços gerenciados possui um sistema de emissão de tickets baseado na web. Os técnicos devem usar isso, de alguma forma, para fazer a crônica de seus processos também. Aqui estão alguns itens a serem incluídos:
- Verifique se o Procedimento Operacional foi seguido. O sistema de documentação é a melhor maneira para a administração verificar se os procedimentos operacionais padrão estão sendo seguidos de forma adequada. As anotações técnicas devem indicar isso.
- Use relatórios padrão. As anotações devem seguir algum tipo de padrão para esclarecer qualquer confusão. Esses padrões de anotação podem ser estabelecidos na documentação de procedimentos operacionais padrão.
Comunique-se com o cliente a cada passo do caminho
A melhor maneira de estabelecer uma abordagem baseada no atendimento ao cliente é oferecer uma comunicação excelente ao cliente o tempo todo. Aqui estão algumas práticas recomendadas para isso:
- Relatórios semanais. Oferecer relatórios de e-mail ou teleconferência de fim de semana manterá seus clientes informados sobre o processo. Estes devem ser coordenados ao longo do projeto, não importa onde ele esteja atualmente.
- Um ponto de contato principal. A comunicação é muito mais simples quando os clientes têm uma pessoa para quem ligar. Isso adiciona um toque de personalização ao serviço oferecido e reduz a confusão.
Perda de sinal
Projetar uma rede eficaz não tem sentido se a perda de sinal degradar a largura de banda. Saber o que procurar pode ajudar a evitar que isso ocorra.
Interferência Ethernet e perda de sinal
A interferência Ethernet e a perda de sinal podem ser difíceis de detectar enquanto causam estragos em sua rede. Muitas vezes, um testador de cabo é necessário para determinar onde isso ocorre. Aqui estão algumas coisas que você deve procurar.
- Excedendo os requisitos de comprimento. Cada tipo de cabo tem seus próprios parâmetros de extensão. Certifique-se de não exceder essas limitações.
- Interferência elétrica. Quando o cabo Ethernet e os fios elétricos passam lado a lado, pode ocorrer interferência. Evite isso, se possível.
Problemas com largura de banda
Consumidores de largura de banda podem se infiltrar em uma rede com muita facilidade. Muitos firewalls têm dificuldade em detectá-los imediatamente. Esses dispositivos podem rapidamente usar a maior parte ou toda a largura de banda alocada de uma rede, deixando os dispositivos restantes para compartilhar o resto.
Para detectá-los, os provedores de serviços gerenciados devem ter uma maneira de avaliar o uso da largura de banda de cada dispositivo durante um período de tempo. Quando os pontos problemáticos são identificados, eles devem ser tratados diretamente. Muitas vezes, esses dispositivos contêm vírus ou malware.
Avaliação de gargalos
Quando ocorrem lentidão na rede, a primeira tarefa do provedor de serviços gerenciados é determinar onde está ocorrendo o gargalo. Isso pode começar na fonte da Internet, até os switches do lado da área de trabalho.
Reduzir o número de pontos de falha é uma ótima maneira de diminuir o número de possíveis gargalos. Contanto que isso possa ser feito sem sacrificar a redundância, faça um esforço para remover o maior número possível de switches de pequenos grupos de trabalho e clientes não utilizados.
Teste todas as etapas
O teste antes do lançamento é uma etapa final importante que não apenas exibe grande habilidade técnica, mas também excelente atendimento ao cliente.
Com tudo isso dito, ainda é impossível prever todos os resultados de uma implementação de rede. Certifique-se de realizar testes adicionais em uma rede no início da produção. Além disso, informe ao cliente que o teste está sendo realizado e que a equipe do provedor de serviços gerenciados está pronta para responder a qualquer problema encontrado na nova rede.
Conclusão
Os provedores de serviços gerenciados precisam ter confiança em suas redes antes de disponibilizá-las aos clientes. É uma abordagem de atendimento ao cliente em primeiro lugar que ajudará a manter e melhorar sua reputação. Além disso, economiza tempo no futuro; os técnicos podem deixar de solucionar problemas de projetos antigos para abordar novos.