Nosso Blog

Cuidado com golpes online na hora de declarar seu Imposto de Renda

Ao acertar as contas com o Leão, tome cuidado para não cair na malha fina e para fugir dos cibercriminosos, alerta a Intel Security

O início do período de declaração do imposto de renda e o preenchimento on-line da declaração podem ser uma grande oportunidade para cibercriminosos interessados em lucrar em cima do esforço dos contribuintes para acertar as contas com o Leão.

De acordo com  relatório trimestral de ameaças, divulgado em fevereiro pelo McAfee Labs, da Intel Security, houve um aumento de 14% de amostras de malwares móveis identificadas no último trimestre de 2014, atingindo a quantidade de 6 milhões de malwares. Atualmente, o McAfee Labs detecta 387 novas amostras de malware por minuto, ou mais de seis por segundo.

Em relação à declaração de imposto de renda, o principal golpe usado pelos criminosos nessa situação é o phishing, prática na qual tentam obter informações confidenciais através de e-mails ou mensagens instantâneas que parecem originárias de uma fonte confiável. Geralmente o golpista envia e-mails não solicitados para as vítimas com anexos infectados e links que podem levar o consumidor a sites fraudulentos ou até mesmo instalar malwares no computador e dispositivos móveis.

Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da McAfee no Brasil, comenta que nesta época os contribuintes são bombardeados com informações e ofertas de serviços relacionados ao imposto de renda. “É possível que as pessoas recebam e-mails ou mensagens falsas que parecem vir da Receita Federal, de bancos, escritórios de contabilidade ou algum outro órgão oficial, solicitando informações pessoais, dados bancários e senhas; ou ainda alegando que houve algum problema com a declaração enviada. Caso isso aconteça, apague a mensagem imediatamente, pois se trata de phishing”.

O engenheiro sugere outras medidas preventivas simples para escapar dos golpes:

1- Cuidado com programas falsos. Faça o download do programa de declaração apenas pelo site oficial da Receita Federal. Criminosos podem disseminar programas falsos ou mesmo links com malwares se passando pelo programa de declaração oficial.

2- Apague qualquer mensagem suspeita. A Receita Federal não se comunica com os contribuintes por e-mail, mensagens de texto ou mídias sociais. Por isso é fundamental não clicar em nenhum link nem abrir anexos recebidos caso haja suspeita de que a mensagem seja falsa.

3- Não forneça nenhuma informação pessoal a desconhecidos. Golpistas podem se passar por agentes da Receita Federal ou contadores e entrar em contato por e-mail ou telefone a fim de obter informações pessoais. Com algumas informações sobre o contribuinte obtidas facilmente na internet eles podem convencer a vítima de que se trata de um procedimento oficial.

4- Proteja os arquivos digitas contra roubo. Arquivos como declarações anteriores, informes bancários e outros documentos usados na declaração devem ficar protegidos contra invasão. Procure usar ferramentas que exijam dupla autenticação para acessar esses arquivos digitais como senhas e biometria.

5- Recuse os papéis. Prefira receber todos os extratos por e-mail para eliminar a papelada que vem por correio e que pode ser interceptada por ladrões.

6- Proteja os dispositivos móveis. Neste ano, a Receita Federal liberou o aplicativo m-IRPF para o contribuinte fazer e enviar sua declaração pelo smartphone ou tablet. Além dos cuidados habituais com os dispositivos móveis, como proteção com senha e solução de segurança instalada, é fundamental que o usuário utilize apenas o aplicativo oficial da Receita Federal, evitando baixar qualquer outro relacionado a esse fim como calculadoras ou qualquer outro com referência à declaração do imposto de renda.

7- Os falsos agentes da Receita Federal: golpistas se passam por agentes da Receita Federal e entram em contato por e-mail ou telefone. Eles já têm alguns detalhes sobre o contribuinte, provavelmente extraídos da sua página do Facebook, e usam essas informações para convencê-lo de que se trata de um procedimento oficial. Caso seja percebido que se trata de um golpe, acessar o site oficial da Receita Federal para esclarecer dúvidas, obter orientações.

8- Tenha uma solução de segurança instalada em todos os seus dispositivos. Certifique-se de que o computador ou dispositivo móvel utilizado para o envio da declaração não esteja infectado ou comprometido. Atualize o sistema operacional e o navegador e mantenha uma solução de segurança instalada que seja abrangente e atualizada.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Recentes:

Menu

Redes