Nosso Blog

Descubra os benefícios de fazer Backup Local e em Nuvem ao mesmo tempo.

Embora apenas cerca de 17% das empresas não tenham backup de dados, a verdade é que elas não são as únicas em risco. Acontece que uma grande parte das organizações tem rodando soluções de backup mal otimizadas.

Por exemplo, 60% dos serviços de backup acabam com dados incompletos. Portanto, acho que não é surpresa que pelo menos metade das tentativas de recuperação de dados sejam malsucedidas.

Bem, você pode culpar uma série de coisas. Mas, considerando todas as coisas, podemos concordar que tais contratempos afetam os backups locais e os backups em nuvem.

Backup local vs Backup em nuvem vs Backup em Nuvem e Local

O Backup local tem sido a estratégia de backup tradicional há muito tempo e continua a atrair um número considerável de empresas. As vantagens do Backup Local são: controle ilimitado sobre o serviço e alta velocidade na transferência de dados.

No entanto, embora todos esses benefícios sejam notáveis, atualmente no mercado, o backup na nuvem é o mais popular. Aqui é onde você encontrará 93% das pequenas empresas, 82% das médias empresas, bem como 81% das grandes empresas.

Backup na nuvem continua ganhando espaço nas empresas graças à sua flexibilidade, acessibilidade, acesso remoto aos dados, facilidade de uso e armazenamento ilimitado.

Infelizmente, porém, cada uma dessas estratégias tem suas fraquezas. Os backups locais são extremamente arriscados e caros, enquanto o backup na nuvem oferece privilégios de controle restritos.

A estratégia de manter backup Local e em Nuvem ao mesmo tempo foi desenvolvida para oferecer uma combinação perfeita de ambos os mundos. 

E como isso impactou os negócios?


Como manter seus dados Seguros contra Ransomware

Como funciona o Backup em Nuvem e Local?

Basicamente houve uma fusão de dois mundos: backups locais e backup de dados baseado em nuvem. Os servidores de nuvem remotos são sistematicamente vinculados e sincronizados com recursos de backup locais para oferecer pontos de recuperação externos em caso de desastre.

Você poderia, por exemplo, configurar um sistema que faça backup de seus dados em  dispositivos de armazenamento conectado á redes (NAS). Na rede local da empresa compartilhada – em seguida, prossiga para criar cópias na nuvem automaticamente.

Como tal, o armazenamento local atua como o backup local primário, enquanto os servidores em nuvem fornecem proteção adicional como backups externos. Isso significa que, no caso de um desastre, o backup local e em nuvem ao mesmo tempo oferece algo em que recorrer se algum dos backups falharem.

Mas isso não é tudo. Existem muitos outros benefícios. 

Benefícios de ter Backup em Nuvem e Local

  • Reduz os custos de hardware : não é segredo que os dispositivos NAS e servidores não são baratos. Configurar e manter backups locais é um assunto caro. E o pior é que os custos de hardware continuam aumentando à medida que seus dados aumentam e as necessidades de backup aumentam. Com um sistema de backup em nuvem híbrida, no entanto, você pode facilmente expandir seus recursos de nuvem para acomodar mais dados. Os provedores de backup em nuvem geralmente oferecem esses recursos por uma fração do custo de atualização da infraestrutura de armazenamento local.
  • Oferece controle de dados dinâmico: há uma variedade de controles de gerenciamento flexíveis que permitem escolher onde e como deseja fazer backup de vários tipos de dados. Você pode, por exemplo, isolar documentos confidenciais e mantê-los em sua rede local – então, enquanto isso, carregue os aplicativos voltados para o cliente na nuvem.
  • Aumenta as velocidades de backup e recuperação : com o backup em nuvem e local, você consegue manter seus dados de missão crítica próximos à rede local da empresa, enquanto os dados secundários e menos críticos são mantidos na nuvem. Portanto, no caso de um desastre, você deve ser capaz de recuperar convenientemente os dados essenciais diretamente por meio da rede local de alta velocidade.
  • Garante a continuidade dos negócios : Embora a seção local atue fundamentalmente como o ponto de restauração principal para dados de missão crítica, os servidores em nuvem correspondentes são mais adequados para armazenamento remoto de longo prazo. E com isso vem a continuidade dos negócios. Você pode facilmente manter as informações da sua empresa na nuvem por anos.
  • Atenua as restrições de velocidade da Internet : Embora os backups em nuvem possam ser acessados remotamente, você pode não ser capaz de restaurar os arquivos tão rápido quanto deseja, pois os recursos de download dependem da velocidade da sua Internet. O backup em nuvem híbrida atenua esse problema, complementando o armazenamento em nuvem com backups locais de alta velocidade.
  • Aumenta a segurança dos dados : é do conhecimento comum que as ameaças à segurança dos dados emanam predominantemente de vulnerabilidades locais, como dispositivos de endpoint. Uma violação em um de seus dispositivos de usuário pode se espalhar rapidamente pela rede, atacando até mesmo seus backups NAS locais. Este tipo de backup tenta evitar tais cenários, isolando e mantendo versões secundárias fora das instalações em servidores remotos, longe de redes compartilhadas localmente.
  • Aproveita vários serviços em nuvem : o backup local e em nuvem não se limita necessariamente a um único provedor de serviços em nuvem. Você pode usar vários provedores de armazenamento em nuvem e integrá-los para formar uma estrutura de backup simplificada.
  • Simplifica a conformidade : cumprir os regulamentos e padrões estatutários de dados é muito mais fácil. Você poderia, por exemplo, reter dados privados confidenciais em seu armazenamento local, enquanto o resto vai para a nuvem. E se sua rede local não tiver as ferramentas de criptografia necessárias, pelo menos essa opção oferece o benefício de trazer um serviço de nuvem compatível. Você pode trabalhar lado a lado com provedores de nuvem que possuem certificações de conformidade para GDPR , PCI, SOX e HIPAA .
  • Melhora a redundância : O maior benefício do backup em nuvem e local é a redundância aprimorada. Com dois backups para usar em caso de desastre, você tem quase certeza de uma recuperação completa. Se acontecer de os backups locais falharem no meio do caminho, pelo menos você sempre pode mudar para suas cópias de backup em nuvem secundárias. Portanto, pode-se dizer que a abordagem híbrida é um sistema infalível para proteger os dados de negócios.

Conclusão: como a WANCloud Backup ajuda suas necessidades de Backup em Nuvem e Local

Supondo que você já esteja executando um sistema de backup local sólido, a outra coisa de que você precisará para implementar o backup em nuvem  em sua organização é, obviamente, um serviço de backup em nuvem robusto.

Mas isso não é tudo. Você ainda precisa de um mecanismo para integrar os dois sistemas, gerenciar seus dados e, o mais importante, alimentar toda a sua estrutura de backup.

Agora, é aí que a WANCloud Backup realmente brilha. Nossa solução foi projetada para automatizar o backup e a recuperação de todos os tipos de dados do sistema – incluindo aplicativos e sistemas operacionais. É capaz de lidar não apenas com desktops e servidores Windows, mas também com Linux, macOS, Hyper-V, VMware, Microsoft Exchange e Microsoft SQL Server.

Mais importante, porém, a WANCloud backup é perfeitamente compatível com todos os principais provedores de armazenamento em nuvem – Backblaze B2, Wasabi, Microsoft Azure, Google Cloud Platform, Amazon S3, Amazon Glacier e muito mais.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Recentes:

Menu

Redes