Preocupações sobre segurança de armazenamento de dados em nuvem persistem, e com razão. Enquanto milhões de usuários individuais e surpreendentes 90% das empresas em todo o mundo continuam a se beneficiar da facilidade do armazenamento em nuvem, até mesmo grandes nomes como Microsoft, LinkedIn, Yahoo e Apple se tornaram vítimas de violações de segurança na nuvem.
Preocupações comuns sobre segurança no armazenamento em nuvem
As preocupações mais comuns são as violações de dados, injeções de malware, perda permanente e total de dados. Além disso também há vulnerabilidades do sistema e uso indevido de informações colocadas por ameaças internas. De acordo com uma pesquisa realizada os usuários acreditam que a maior ameaça à segurança é o acesso não autorizado a informações privadas. Além disso a possibilidade de invasão de conta é também uma das principais causas de alarme.
Dicas sobre como proteger seu armazenamento em nuvem
Não há dúvida de que a computação em nuvem é uma revolução na área de armazenamento de dados. No entanto, as opções de armazenamento em nuvem pública estão sujeitas a uma ampla gama de riscos. Felizmente, é possível obter armazenamento em nuvem de dados seguro. Aqui estão algumas das dicas mais proativas que você pode usar para aprimorar a segurança da sua experiência em computação em nuvem.
Gerenciamento Efetivo de Senhas e Autorização de Dois Fatores
As empresas precisam gerenciar várias contas de funcionários, o que pode dificultar o desenvolvimento de estruturas de segurança infalíveis. Com as ferramentas de gerenciamento de senhas, você pode gerenciar e desenvolver senhas fortes para todos os usuários. É essencial redefinir as senhas todos os meses ou sempre que um funcionário se afasta da empresa.
Para os usuários finais, talvez o truque mais utilizado seja criar senhas difíceis de adivinhar e, em seguida, lembrá-las. Senhas mais longas não são necessariamente senhas mais fortes – na verdade, passar de 16 a 20 caracteres é ineficaz. Se o número de senhas que você precisa continua a aumentar, utilize uma ferramenta de armazenamento de senhas. Lembre-se, no entanto, de manter sua senha mestra em outro lugar que não seja em seu computador.
Selecione o Cloud Storage com recursos de criptografia de dados
Dados criptografados ou texto cifrado são informações traduzidas em outro código ou formulário. Uma vez criptografados, os dados só podem ser descriptografados por aqueles que possuem uma chave secreta ou senha. Amazon S3, Google Cloud Storage e Microsoft Azure possuem serviços de armazenamento em nuvem criptografados. Implemente a criptografia no lado do cliente, que é executada do final do remetente antes da transmissão das informações. Como outra opção, você também pode optar por uma criptografia forte do lado do servidor, empregando soluções de backup em nuvem de terceiros.
A criptografia do lado do servidor para armazenamento em nuvem on-line é fornecida por serviços populares como Google Drive, MS OneDrive e Amazon Drive. Com estes serviços os dados dos usuários são criptografados quando armazenados em centros de dados e descriptografados quando um usuário procura acessá-lo através de uma chave privada. Isso adiciona uma camada extra de segurança para proteger informações confidenciais.
Limitando o acesso para usuários diferentes
Garantir a segurança do armazenamento de dados na computação em nuvem é fundamental nas configurações organizacionais porque qualquer violação de dados coloca as informações de centenas, milhares ou até milhões de usuários em risco. Portanto, os líderes de TI devem certificar que os fornecedores de nuvem e os membros da equipe terceirizados recebem apenas os direitos de acesso a dados limitados àqueles que precisam para executar seus trabalhos.
O armazenamento em nuvem on-line seguro facilita o compartilhamento. Mas se você quiser dar um pouco do seu armazenamento na nuvem a um amigo ou membro da família, é recomendável rever suas configurações de compartilhamento e criar contas separadas, em vez de depositar todos os arquivos em uma única conta.
Mantenha cópias adicionais de seus arquivos
Ao criar cópias duplicadas de dados importantes, é altamente recomendável que você configure o armazenamento local no nível de produção, especialmente se precisar de armazenamento em nuvem on-line seguro para ambientes corporativos. (Para mais informações, confira este artigo.)
Os usuários individuais devem proteger todos os seus dados criando cópias e fazendo o backup em unidades externas em caso de problemas imprevistos, como corrupção de arquivos, danos ou falhas no disco rígido, roubo de dispositivos, etc.
Conclusão
Na era digital, os dados são o rei. De fotos de mídia social a números de cartão de crédito e até mesmo documentos de propriedade, um número crescente de usuários prefere utilizar o armazenamento de dados em nuvem seguro para atender às suas necessidades de backup. A Internet continua a evoluir e é de seu interesse ficar conectado e manter-se informado.
Certifique-se de ler completamente os contratos e termos e condições do usuário antes de se inscrever em qualquer serviço de armazenamento em nuvem. Você precisa saber como seus dados são armazenados e os direitos que você tem como consumidor. Nunca tome a segurança de dados como garantida. Seja prudente e esteja seguro!