Os tempos da conexão discada já se passaram. Hoje, o acesso é rápido, instantâneo e mais rápido que um piscar de olhos. Apesar de o mundo correr em uma nova velocidade, algumas vezes, a conexão de internet da sua empresa não acompanha esse ritmo. Em dias assim, o trabalho não anda, e as tarefas simples demoram o dobro do tempo que deveriam levar. Problemas com a lentidão da internet afetam não só a produtividade da sua equipe, mas se espalham pela cultura organizacional ditando um novo ritmo de trabalho vagaroso que, de longe, não é o que você gostaria de cultivar.
O primeiro culpado costuma ser a velocidade já contratada do link. Todos dizem que ela não é suficiente para a demanda da empresa. Mas, antes de contratar um novo pacote, é importante saber que nem sempre essa é a causa-raiz. Se esse problema está interferindo na rotina da sua empresa, entenda quais são as principais razões que deixam a internet mais lenta — e, principalmente, que providências você pode tomar para retomar o ritmo acelerado de trabalho:
Os computadores da sua companhia podem ser alvo de ataques maliciosos
Antivírus
Mesmo que a sua empresa ainda seja pequena, ela pode sofrer ataques maliciosos (malwares), ou ainda, ter seus computadores utilizados como hospedeiros para a mineração de criptomoedas. Na prática, funciona assim: um funcionário seu, ou você mesmo, acessa um site infectado com código malicioso. Se o computador não estiver protegido, ele é invadido. Enquanto o usuário estiver no site, serão executados scripts no navegador que produzem as moedas digitais. A mineração dessas moedas torna a conexão mais lenta, ocorrendo de forma oculta. Sem que o usuário perceba, seu equipamento pode ser o causador da lentidão.
Firewall
Uma rede sem firewall é como uma casa sem porta: seus computadores estarão vulneráveis aos mais diferentes tipos de ataques. Podem ser utilizados para a produção de criptomoedas, servidores de spam, ou mesmo, disseminadores de ataques maliciosos para outros equipamentos, por meio da internet.
Em muitos casos, mesmo que o pacote de internet seja maior e o link mais estável, se o computador (hardware) já tem mais de cinco anos, é provável que esteja com o firewall desatualizado. Nesse caso, é preciso atualizar a versão disponível do firewall ou, se possível, trocar o computador por um modelo mais novo. Um hardware com maior espaço de memória e um processador melhor será capaz de entregar também uma conexão de internet de alta qualidade.
O que devo fazer? Tenha um firewall que proteja sua rede com os programas de defesa avançada e garanta que todos os computadores da sua empresa tenham um bom antivírus instalado.
Os funcionários usam a internet do escritório para baixar filmes, músicas e séries
Acontece quando você não está por perto. Os funcionários podem aproveitar a conexão do escritório para baixar arquivos grandes como filmes e músicas. Podem também, assistir a filmes, ouvir música via streaming e acessar jogos. Todas estas atividades prejudicam a velocidade da internet de todos que a compartilham.
Para evitar este tipo de problema o ideal é estabelecer uma política de controle de acesso a internet. Essa medida garante uma boa gestão do uso da internet. Melhora o desempenho para todos os funcionários e aumenta também a segurança da rede. Entenda como criar a sua própria Política de Controle de Acesso com o passo a passo desse artigo.
O que devo fazer? Além de criar essa política, sugerimos que você utilize uma ferramenta de filtro de conteúdo, conhecida como Web Content Filter, que permite o controle de acesso a sites por categorias podendo, por exemplo, bloquear o acesso a redes sociais, sites de download ou de games. A ferramenta é atualizada constantemente garantindo que o filtro continue ativo, mesmo com o surgimento contínuo de novos sites.
A infraestrutura da rede está danificada
Não é preciso ir muito longe para identificar esse problema: ele pode ser causada pela própria rede da sua empresa. Se o cabo não estiver funcionando ou se o switch, equipamento que distribui os pontos de acesso a rede cabeada, parecer deteriorado, a conexão da internet não fluirá na sua máxima potência.
O que devo fazer? Verifique o estado físico da fiação, pontos de acesso, modems e interruptores da sua empresa. O mau contato das tomadas, o encaixe dos plugs ou o desgaste dos cabos é solucionado com a substituição do aparelho por uma versão de melhor qualidade.
O problema pode estar, sim, na internet oferecida pela operadora de banda larga
Se, depois de investigar cada um dos itens acima, a velocidade continuar lenta, o problema pode estar relacionado ao link da internet. Em alguns casos, a operadora disponibiliza gráficos de acompanhamento do consumo de internet. Com eles, você pode identificar qual serviço está consumindo mais dados de internet. Porém, quando se trata de links compartilhados, os gráficos não estão disponíveis.
O que devo fazer? Faça testes internos para verificar se a velocidade de conexão oferecida nos computadores é a mesma contratada. Se você identificar uma incompatibilidade, entre em contato com a sua operadora porque esse problema pode estar associado ao modem ou ao cabeamento que chega até sua empresa.
Sua empresa está enfrentando lentidão com a internet, mas você não tem tempo de investigar o motivo? Deixe seus comentários abaixo
Uma resposta