Nosso Blog

Para Microsoft, biometria é o futuro da segurança do Windows 10

PC World / EUA

Empresa de Redmond aposta em um futuro sem senhas para o seu novo sistema operacional que tem lançamento previsto para 2015.

Com o uso de senhas cada vez mais discutido, a Microsoft está se mexendo para ir além no Windows 10. A sua principal aposta? Se juntar à aliança FIDO (Fast Identity Online) e adicionar suporte para a tecnologia de biometria no seu novo sistema, com lançamento previsto ainda para 2015.

“Fazer a transição de senhas para uma forma de identidade mais forte é um dos maiores desafios que enfrentamos na computação online, e acreditamos que a autenticação FIDO, que é objeto de muita discussão aqui no encontro de cibersegurança da Casa Branca, seja o caminho para o sucesso”, afirmou o especialista da Microsoft, Dustin Ingalls.

Com o Windows 10, os aparelhos Windows e da Microsoft e serviços parceiros de Saas (software as a service) suportados pela autenticação Azure Active Directory podem ser acessados por meio de uma solução de autenticação de dois fatores de nível corporativo – sem uma senha, afirma Ingalls.

O Windows 10 incluirá integração com o Active Directory, para situações on-premie e o Microsoft Account Integration para serviços finais como Outlook.com e OneDrive. Ingalls afirma que a Microsoft contribuiu com soluções de desenvolvimento junto à FIDO Alliance que serão incorporadas na especificação FIDO 2.0.

“Esse novo padrão para aparelhos de segurança e plug-ins de navegadores permitirá que qualquer site ou aplicação na nuvem tenha uma interface com uma ampla variedade de aparelhos existentes e futuros habilitados para FIDO que o usuário tenha para segurança online”, aponta o site da FIDO Alliance.

As especificações do FIDO citam uma experiência sem senhas, com os protocolos FIDO alavancando criptografia de chaves públicas e resistência a phishing.

O uso de senhas foi discutido durante um painel no encontro de cibersegurança White House Summit na última semana na Universidade de Stanford, nos EUA.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Recentes:

Menu

Redes