10/02/2015 Por Computerworld Editor
Relatório prevê mudanças no mundo dos negócios trazidas pela ampliação e consolidação do universo digital
A união de forças entre empresas, clientes e dispositivos digitais afetará mercados, a economia e a forma como os negócios serão conduzidos entre os próximos três e cinco anos. A conclusão é de um relatório da Accenture que ouviu mais de 2 mil executivos. Entre estes, quatro a cada cinco acreditam que, no futuro, os limites da indústria estarão fundidos em ecossistemas interconectados.
Enquanto 60% dos entrevistados afirmam que pretendem estabelecer novas parcerias em suas respectivas indústrias, 40% terão parceiros digitais fora do seu setor e 48% e querem envolver líderes de plataformas em tecnologias digitais.
O relatório cita o rápido crescimento da Internet das Coisas Industrial para mostrar como as empresas utilizam ecossistemas digitais para oferecer novos serviços, remodelar experiências e ter acesso aos novos mercados.
Segundo a pesquisa, 35% dos entrevistados já utilizam APIs (Interface de Programação de Aplicações) de parceiros para integrar dados e colaborar com pares de negócios, outros 38% planejam fazê-lo.
Veja outras tendências do estudo:
1- Economia de resultados: hardware produzindo resultados sólidos.
2- A (R)evolução das plataformas: ecossistemas definidos e indústrias redefinidas alimentam a próxima onda de inovação e crescimento disruptivo.
3- Empresa inteligente: Dados imensos + sistemas mais inteligentes = melhor negócio. Até agora, os softwares sofisticados ajudaram as empresas a dar respostas mais rápidas ao mercado. Mas com a chegada do big data a inteligência de software tem ajudado as máquinas a tomarem decisões melhores.
4- Força de trabalho reinventada: colaboração entre humanos e máquinas. O impulso para entrar na era digital amplia a necessidade de seres humanos e máquinas realizarem atividades conjuntamente.